Artigo - Minha Relação com o Steam Deck
Um mês com o Steam Deck e como eu retomei o gosto por videogames.¶
2023-02-07
Eu sempre gostei de jogar video game, ainda hoje lembro do dia que ganhei o meu primeiro ATARI 2600, lá no ano de 1987. Depois disso, eu passei por toda a era 8-bits, tive NES, Master System, Gameboy, depois veio o 16-bits com o SNES e o Mega Drive, depois o Playstation 1, PSP, Xbox 360, isso sem contar os arcades ou o famoso fliperama.
Recentemente, comprei um Steam Deck - se você não sabe o que é um Steam Deck, vou resumir rapidinho aqui para você: é um PC portátil da Valve (aquela da Steam) que se parece com um Nintendo Switch, só que muito mais poderoso. - e posso dizer que faz muito tempo que não me divirto tanto com um gadget.
Esse joguinho é poderoso o suficiente para rodar a grande maioria dos jogos de PC AAA do mercado com uma qualidade super bacana.
Mas porque estou me divertindo tanto?¶
- É super simples de usar. Basta baixar o jogo da Steam e começar a brincar.
- Você aperta um botão e bum… já tá no jogo. Então qualquer 15 minutinhos que eu tenho livre já pego para jogar um pouquinho. Quando acaba o tempo, aperta o botão e ele hiberna.
- Da para jogar no sofá, na cama, no banheiro, na fila do correio, no Uber, etc. portabilidade é a palavra. E se quiser ainda pode ligar em um monitor ou na TV e jogar com um controle qualquer.
- Como é portátil, não tem todo o trabalho do PC. Liga, espera subir o Windows, abre o jogo… não, está tudo ali na sua mão a um aperto do botão de ligar.
- Eu nunca fui um cara de jogar no PC, sempre tive para mim que PC é para trabalhar e console é para jogar. Não sei jogar com teclado e mouse, simplesmente não sei e o Steam Deck coloca um controle e uma tela nas minhas mãos.
- Eu adoro jogo antigo, jogo velho e o Steam Deck emula praticamente TUDO, desde o ATARI 2600 até o Nintendo Switch. Então isso é um paraíso para mim. No alt text provided for this image EMU DECK, um sistema simples e fácil de rodar emuladores no Steam Deck - https://www.emudeck.com/
- Jogos de PC são mais baratos do que jogos de console (não tô falando daquele CD pirata da feira do PS2 por 5 reais). Desde que comprei o meu Xbox One há 8-9 anos atrás, nunca mais comprei jogo pirata, mas também não compro tantos jogos. E com o Steam Deck da para comprar jogos BACANAS por um preço bem atrativo.
- Preço: mesmo comprando aqui no Brasil, com todo o ágio do Mercado Libre, ainda é mais barato do que um PC Gamer e tem a vantagem da portabilidade. Se vc conseguir um esquema para trazer da gringa, fica melhor ainda.
- É leve e confortável de usar por várias horas sem se cansar.
- Da para usar como um PC normal, navegador, planilha, editor de texto, etc… não sei se substituiria o PC do dia a dia, mas quebra o galho bem demais.
- Existe uma comunidade ENORME, então é bem tranquilo de encontrar resposta para problemas - no final do artigo vou compartilhar um link no meu GitHub onde estou colecionando links interessantes sobre o Steam Deck.
- É um lindo objeto criado pela engenharia.
Mas nem tudo são flores:¶
- Custo no Brasil. Se você comprar um aqui no Mercado Livre, vai pagar coisa de 4500-5000 pelo modelo mais simples (64GB). Depois vai ter que gastar mais uns trocos com um SD card de pelo menos 512GB para colocar os joguinhos, mais um “Dock” para ter mais portas (HDMI, USB, rede, etc).
- Bateria: Até você aprender a otimizar as configurações para aquele jogo, vai ser muito tentador jogar com tudo no máximo e isso vai drenar duas bateria. Em média, você consegue entre 2-3 horas de um jogo com tudo no máximo. Se configurar direitinho, vai chegar em 4-5 horas dependendo do jogo. Então sempre vai precisar estar perto da tomada ou investir em um bom power bank.
- Como o Steam Deck é um PC que roda uma versão de Linux, você pode customizar da maneira que quiser e se você for um NERD igual eu, você VAI QUERER customizar e isso da trabalho, horas e horas de vídeo, blogs e Reddit. Por outro lado, se quiser deixar no padrão, vai funcionar de boas. (Por isso que eu gosto da Apple, como é tudo fechadinho, não tem a tentação de ficar fuçando).
- Vai ficar “defasado” meio que logo. O Steam Deck foi lançado já tem quase um ano, então a tendência é que em breve uma nova versão seja lançada, mais pontente e com mais recursos. Mas esse é o preço que se paga.
- Já existem outros handhelds até mais potentes que o Steam Deck, mas de todos os reviews que eu andei vendo pela internet, nenhum compete com ele no quesito preço.
É isso, estou feliz demais com o brinquedo até o momento, estou me divertindo bastante e adorando a experiência. Esse aparelho me fez gostar de jogar videogame novamente.
Se você está tentado a comprar um Steam Deck, o que posso dizer é vai fundo!!!
– Valdecir Carvalho - iamval.me